Como manter o foco mesmo com a rotina puxada: Trabalho, academia, faculdade e leitura, realmente é possível?

Como manter o foco em meio a uma rotina puxada e tão movimentada? Seria impossível? A resposta é depende!

Tem dias que parece que 24 horas não são suficientes, né? Você acorda cedo, enfrenta ônibus ou trânsito, trabalha o dia inteiro, corre para a academia antes ou depois do trabalho, estuda à noite e ainda tenta encontrar um tempo para ler algo que faça sentido para você.

Foi exatamente assim que descrevi minha rotina para um amigo outro dia.

E sabe o que ele respondeu?

“Como você consegue manter o foco com tudo isso?”

A verdade é que não é fácil, mas é possível. E neste post quero te mostrar como tenho mantido o equilíbrio, pelo menos na maioria das vezes, entre trabalho, treino, faculdade, crescimento pessoal, profissional, mesmo nos dias mais cansativos.

Depende da forma como enxergo a rotina

Antes de mais nada, mudei a forma como vejo minha rotina.

Durante muito tempo, eu achava que minha rotina era um fardo. Mas hoje vejo como um campo de treinamento para a vida: cada parte do meu dia — o trabalho, o treino, o estudo e até o transporte — serve para fortalecer algo em mim.

  • O trabalho me ensina responsabilidade e persistência, cada desafio me molda e me ajuda a criar novas soluções.
  • A academia treina minha disciplina e superação, as vezes dar vontade de ir embora no meio do treino e as vezes eu vou, mas na maioria permaneço e luto.
  • A faculdade fortalece minha mente e visão de futuro, até porque meus pais sempre me ensinaram a importância de estudar e aprender.
  • A leitura espiritual e de desenvolvimento pessoal alinha meu coração e propósito, me reforçando a memória que Deus tem que vir sempre primeiro em tudo.

Quando você enxerga seu dia com esse olhar, o cansaço não some, mas ganha sentido.

A regra de ouro para manter o foco: Uma coisa de cada vez!

Com tanta coisa para fazer, a única saída é: foco total no que você está fazendo agora.

  • No ônibus? Kindle na mão, eu ficava sofrendo porque não encontrava tempo para ler, agora encontrei, levo cerca de 20 minutos para chegar ao trabalho.
  • Na academia? Música no ouvido e mente presente no treino, nem sempre ouço música, mas com ou sem ela, matenho o foco no meu treino.
  • Em casa? Estudo aberto e celular longe, até porque preciso decidir, se quero estudar ou mexer no celular, tento não depender dele para estudar, justamente por isso, sempre prefiro o computador.

O cérebro cansa mais tentando fazer tudo ao mesmo tempo, do que focando por blocos.
Essa “regra de ouro” me ajuda a ser mais produtivo, mesmo com pouco tempo, porque quando foco, absorvo mais, evoluo mais, vivo melhor.

Ao final do post, vou aproveitar para recomendar um vídeo que assisti no Youtube, da Luana Carolina, que se você não conhece, vai conhecer e não vai se arrepender, onde ela fala sobre foco.

Espiritualidade e disciplina: A combinação que me sustenta

Muita gente me pergunta onde eu arrumo motivação. A resposta é simples: não é motivação, é propósito.

Nos meus momentos de leitura espiritual — seja de manhã antes de sair, seja à noite quando chego — eu lembro quem eu sou, de onde vim e para onde quero ir.

A Bíblia, por exemplo, tem sido minha maior fonte de clareza, por mais que as vezes, eu leia coisas que não entenda de imediato.
Versículos como:

“Tudo posso Naquele que me fortalece” (Filipenses 4:13)
“Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos um coração sábio” (Salmos 90:12)

Dicas práticas para manter o foco na rotina puxada:
  • Deixar tudo preparado na noite anterior (roupa da academia, mochila, marmita, esse último na geladeira para não estragar).
  • Planejar horários fixos para leitura, treino e estudo, isso ajuda a manter a constância.
  • Usar o tempo no ônibus, como “tempo de leitura” ou audiolivro.
  • Estudar com metas curtas e claras (ex: 1 hora com foco total), a técnica de pomodoro funciona muito comigo. Depois escrevo um post sobre ela.
  • Dormir bem para conseguir acordar mais cedo, mesmo que precise sacrificar uma série ou redes sociais, porque não tem coisa melhor do que uma noite bem dormida e acordar com disposição para viver o novo dia.

Não é sobre fazer tudo perfeito, é sobre fazer o possível com constância, sem se cobrar demais nos dias em que falhar. Você é um ser humano, não uma máquina.

Você não precisa de mais tempo, precisa de clareza

Eu também achava que precisava de “mais horas no dia”. Mas hoje eu sei: o que a gente precisa é de clareza e propósito.

Quando você sabe por que está fazendo o que faz, encontra energia onde achava que não tinha.
Não espere a vida ficar tranquila para evoluir e manter o foco. A evolução acontece no meio da correria — no ônibus, no treino cansado, na leitura antes de dormir.

E como prometido, aqui está o link: https://youtu.be/5hl5BLsJrjs?si=kHLdjdqxjrJBbFQH para o vídeo da Luana.

E você?

Como tem sido sua experiência de vida para manter o foco?
Me conta nos comentários, eu leio tudo — e se esse post falou com você, compartilhe com alguém que também está tentando evoluir no meio do caos.

2 comentários em “Como manter o foco mesmo com a rotina puxada: Trabalho, academia, faculdade e leitura, realmente é possível?”

  1. Sousa riviane

    Nossa! Realmente essas dicas são de ouro e é claro que elas só irão fazer sentido se houver propósito e foco. Acho que um dos maiores problemas de organização pessoal, profissional, académico e social é o excesso as telas (redes sociais) deixamos de viver a realidade e ingressar em um espaço que não é nosso, que gera mais atraso que crescimento. #proposito #foco

    1. Realmente concordo com você, que muitas vezes deixamos de viver nossa realidade para viver a realidade das redes sociais. Acabamos regredindo com isso. Rede Social só é boa quando temos domínio próprio para saber utilizá-las e crescer com as nossas tarefas do dia a dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima